terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

COISAS QUE SÃO INEGOCIÁVEIS

COISAS QUE SÃO INEGOCIÁVEIS
1 Reis 21.

Introdução:

Acabe tinha acabado de receber uma sentença de juízo por parte de Deus (1 Reis 20:35-43). Ele deveria matar Ben-Hadade, rei da Síria, esta era ordem de Deus, mas depois de um triunfo com ajuda de Deus, Acabe acaba fazendo aliança com o inimigo. Um profeta vai ao encontro dele disfarçado de soldado ferido na batalha, e como Natã fez com Davi, o profeta fez com Acabe, contou uma estória para que Acabe percebesse o seu pecado. Diferente de Davi que com a estória de Natã, percebeu o seu pecado e caiu em arrependimento,  Acabe fica irritado e aborrecido procura algo para desabafar e descarregar seu ressentimento. Ele, movido pela cobiça, vai até um homem de Deus chamado Nabote para negociar a herança deste homem de Deus.
Porque acabe não quis negociar a sua herança?
A resposta de Nabote para Acabe foi, "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais! ".
A resposta de  Nabote foi imediata, visto que suas terras eram herança sagrada, que o Senhor lhe havia dado. Quando a terá prometida por Deus a Israel foi conquista, o Senhor distribui a terra por herança a cada família de Israel. Então para eles a terra era um dom divino que deveria ser passado de pai para filho, quebrar isto seria o mesmo que desertar seus próprios descendentes.
“A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.” Levítico 25:23.
Nabote morre, mas não negocia a sua herança.
Por que o Rei acabe, mesmo sendo rei não tinha o direito sobre a propriedade de um súdito seu? Porque esta era lei do Senhor, as terras não pertenciam aos monarcas, mas sim a Deus, que colocou cada família de Israel como mordomo na terra. Aqui encontramos o principio da “MORDOMIA”, principio de que tudo pertence a Deus, somos apenas mordomo de suas coisas.
Diferente dos cananeus, que era a origem da mulher de acabe, Jezabel. Nas leis deles, todas as propriedades pertenciam ao rei. Aqui encontramos o principio do mundo, de que as coisas estão aqui para aproveitarmos  sem responsabilidade. Acostumada com este principio cananeu, Jezabel arrumou um meio legal, porem totalmente imoral e covarde para tirar as terras de Nabote. Ela subornou homens malignos para levantar falso testemunho contra Nabote.
Esta é a historia que todos nós também enfrentamos; o diabo tentado roubar a nossa herança.
Foi isto que aconteceu com o diabo, anteriormente chamado Lúcifer, portador de luz, que por causa de sua cobiça, inveja e desobediência; perdeu seu estado original tornando-se inimigo de Deus e toda a sua criação. Depois de Deus proferir juízo sobre ele, caiu e tornou-se o diabo, adversário de Deus. Agora ele tenta destruir e roubar tudo aquilo que Deus criou.
Acabe aqui prefigura satanás que  quer roubar de qualquer maneira a nossa herança, aquilo que para nós é sagrado. Coisas que são inegociáveis.
OQUE PARA NÓS SÃO COISAS INEGOCIAVEIS?

Primeira: Nossa Salvação.


1.     Recebemos esta herança por meio de Jesus.
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5:9
2.     Não podemos negligencia-la.
“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.”
Hebreus 2:3
3.     Devemos estar dispostos a suportar tudo para salvar a outros e a nós mesmos.
Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
2 Timóteo 2:10
4.     A Palavra nos ajuda a manter nossa salvação.
Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
2 Timóteo 3:15
5.     Nunca envergonhar-me desta tão grande salvação.
Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
Romanos 1:16
6.     Fomos salvos por Cristo, estamos salvos por Cristo e seremos salvos por Cristo.
“assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.”
Hebreus 9:28
7.     Cristo foi o preço pela nossa salvação.
Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.
Hebreus 2:10
8.     Nossa salvação final esta próxima.
Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.
Romanos 13:11
9.     Temos o selo da salvação.
Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
Efésios 1:13
10.                       Devemos crescer nesta herança.
Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,
1 Pedro 2:2.

Segundo: Nossa família


1.     Quando abandonamos nossa família ela fica nas mãos do inimigo.
“Abandonei a minha família, deixei a minha propriedade e entreguei aquela a quem amo nas mãos dos seus inimigos”.
Jeremias 12:7.
Quem são os inimigos da família hoje?
Drogas,  divorcio, muito trabalho, falta de comunhão, falta de dialogo, falta de vida espiritual na família.
2.     Não cuidar da família é pecado.
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
1 Timóteo 5:8

Terceira : Valores espirituais.


1.     Oração.
“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.”
Colossenses 4:2
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
Romanos 12:12
“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”
Efésios 6:18

2.     Leitura da Palavra
“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.”
1 Timóteo 4:13
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”
2 Timóteo 3:16

3.     Santificação.

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.”
1 Tessalonicenses 4:7

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;”
1 Tessalonicenses 4:3

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”
Hebreus 12:14

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;”
1 Coríntios 1:30

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;”
1 Tessalonicenses 4:4

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”
Romanos 6:22

4.     Ministério.
“Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.”
2 Coríntios 3:9
“Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”
Atos 6:4             
“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;”
Romanos 12:7
5.     Unção.
“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.”
1 João 2:20
“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”
1 João 2:27
Pastor Paulo Sergio, 20/02/11.






segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RELACIONAMENTO QUE GERA BONS FRUTOS

RELACIONAMENTO
QUE GERA BOM FRUTO
(Ezequiel 47:1-10)

INTRODUÇÃO:
Deus esta falando sobre duas coisas aqui. A primeira é sobre  relacionamento com Ele, e a segunda é o fruto deste relacionamento. Assim como duas pessoas que se amam entram em um relacionamento profundo e através deste relacionamento geram frutos. Assim um relacionamento de Amor com Deus produz bons frutos em nossas vidas.

QUATROS NIVEIS DE RELACIONAMENTO.


ü  Águas no tornozelo – Relacionamento superficial. Sente-se bem, e refrescante, relaxa e faz por momento esquecer os problemas. Mas não passa disso, da superficialidade. Consequências de um  relacionamento assim:  torna-se monótono e logo a pessoa procura outra coisa para se sentir bem. Assim são as pessoas que entram num relacionamento superficial com Deus, elas em primeiro momento, sentem alegria, mas é uma alegria superficial e passageira, logo estão buscando outra coisa e até esquecem-se da decisão que vez no dia que ouviu a Palavra de Deus.

ü  Águas no joelho – Relacionamento de entregas seguras. Vai um pouco além do superficial, ela até arrisca em fazer alguma coisa que precisa um pouco de fé. Mas ainda quer manter-se dona da situação, controlar seu destino e saber que as coisas esta debaixo de suas rédeas. Ela sabe que não pode fazer muita coisa, nem por ela mesma. Mas tem medo de fazer uma entrega e perder o controle e ter prejuízos. Pessoas assim não gostam de submeter-se a Palavra de Deus, pois se consideram autossuficientes e só vão até onde podem voltar facilmente, nunca abandonam a velha vida e os antigos costumes.
ü  Águas no lombo- Relacionamento de entrega satisfatória, mas não total. E um bom relacionamento, mas não é o melhor. Ele traz a sensação que a pessoa esta totalmente entregue, mas existem os pés no chão que mostra que se ela decidir pode voltar. São pessoas de compromisso, que se arriscaram pouco mais, que investem no relacionamento, mas vez o outra voltam até o ponto de pé e ainda temem ir além, nunca desfrutam de uma dependência total de Deus.
ü  Águas mais fundas. Relacionamento profundo. Não adianta tentar passar para este nível de relacionamento como os pés no chão, não é possível, a única alternativa para este relacionamento é a dependência total.
Quando se chega neste nível não há medo que impeça de fazer entrega. Não que o medo não exista, mas a vontade de entregar-se e maior, a vontade de ir além e maior, a vontade de descobrir coisas mais profunda e maior. Saber que é as águas que te controlam assustam porque você nunca Sabe onde elas podem dar. Mas a confiança e maior que o medo.

Como se alcança este nível?

O primeiro passo e você entrar no rio e ter coragem para entregar-se.


A entrega de Pedro, Tiago, João e Levi (Mateus). Lucas 5:10,11,27-32.
O texto diz que eles deixaram tudo e seguiu Jesus. Poderíamos a ter dizer que eles não abandonaram muita coisa, engano nosso, tanto a pescaria como a profissão de cobrador de impostos era uma profissão muito boa para época. Mas eles quando ouviram o chamado do Mestre, não titubearam, seguiram Jesus. Foi necessário uma entrega para eles se tornarem os apóstolos de Jesus. Toda vez que você olhar para alguém realizando grandes coisas para Deus, pode ter certeza, ouve um grande nível de entrega.

O Segundo passo e ter coragem para relacionar-se com Deus.


Precisamos saber que Deus é um ser pessoal e relacional. Observamos dois pensamentos a respeito de Deus, na sociedade.

1.      Perspectiva mundana filosófica - deísmo
O deísmo é o pensamento filosófico que acredita em Deus, mas num Deus distante. Ele criou tudo, ele existe, mas está longe, ocupado, ou não pode atender a todos. Logo, o deísmo não crê num Deus relacional, porque não se pode ter um relacionamento com quem está longe e impossibilitado de se comunicar. Por conta desta filosofia as pessoas vivem, tomam suas decisões sem levar em conta a vontade de Deus para aquela situação e oque a Palavra de Deus diz a respeito sobre seu estilo de vida e suas decisões. Por isso elas quando precisam de Deus, recorrem a supostos intermediários ou em coisas ou objetos que supostamente tem poder divino.
2.      Nós cristãos somos teístas.
Para nós, Deus não apenas criou o universo, Ele está perto de nós e lhe interessa a nossa amizade. Deus é um ser pessoal e relacional. Não é uma força sem personalidade, como a energia elétrica, por exemplo, como os raios quando caem as chuvas. Deus pensa, sente, age, têm emoções, Deus é amor. É claro que Deus é perfeito e o seu caráter e atributos são imutáveis, Ele não é como nós humanos, mudando a cada dia.
Há vários exemplos de pessoas que construíram laços de amizade com Deus, e que o próprio Deus os tinha como amigos.
Moisés - “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.”  Êxodo 33:11
E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face; Dt 34:10,
Abraão – “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” Tiago 2:23  
Josué – “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Josué 1:5
Davi – “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22
Enloque – “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:24
Noé – “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” Gênesis 6: 8-9
Como construir um relacionamento sólido e íntimo com Deus?
a) buscando sua presença através do louvor, oração, leitura bíblica - MT 7:7-12
b) buscando sua presença além dos tempos formais de culto: no dia-a-dia. Falando de nossos problemas, de nossas ansiedades, de nossas alegrias...
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Filipenses 4:6

Desafio:

·         Você quer ser uma pessoa que faça diferença nesse mundo, que marque as pessoas?
·         Como é o seu relacionamento com Deus? Deísta ou Teísta?
·         Pessoal ou impessoal?.
·         Perto ou distante?
·         Amoroso ou frio?
·         Deus para você é amigo, ou apenas conhecido?
·         Deus quer ser seu amigo.

Terceiro passo é amar a Deus acima de todas as coisas.

 Precisamos saber que Deus deve ser amado não por aquilo que Ele faz, mas por aquilo que Ele É.
Um relacionamento com Deus baseado naquilo que ele FAZ é um relacionamento que pode pender para algumas decepções e equívocos.  A primeira razão é o simples fato de que nem sempre aquilo que queremos Deus quer para a nossa vida. Logo, se nos basearmos apenas nas coisas que Ele nos dá, nas bênçãos, nós vamos ter sérios problemas. Devemos amar a Deus por aquilo que Ele é. O que Ele é para nós?
Vejamos por exemplo a vida de Jó.
Jó 1:6-12. Muitos crentes atuais ficam desconcertados ao lerem sobre a história de Jó. Um homem reto, íntegro, a ponto de o próprio Deus reconhecer isso nele. E o que aconteceu na vida de Jó?
Desgraça após desgraça. Jó acaba perdendo tudo o que ele tinha; a família, os filhos, propriedades, saúde  menos a vida.Ora, se o amor de Jó a Deus estivesse baseado naquilo que Deus tinha feito por ele, apenas por isso, com certeza Jó teria abandonado o Pai. Mas, Jó tinha algo dentro de si, que via a Deus como um amigo, como seu leal amigo, e que apesar de todas as coisas que estavam acontecendo, Jó sabia que Deus tinha o melhor para ele.
Nossa tendência no relacionamento com Deus; principalmente quando precisamos de respostas imediatas, quando somos tentados ou estamos passando por uma provação; é exigir Dele uma intervenção imediata. Mas nem sempre ocorre assim. Algumas vezes, na sua soberania e perfeita vontade, Deus simplesmente nos responde um não, ou nos deixa esperando, ou às vezes nem responde na hora que queremos. Então se nosso amor estiver baseado nisso, iremos com certeza ficar magoados com Deus.
Duas coisas importantes, para amar Deus pelo que ele é...
a) Saber que não somos mais donos de nós mesmos.
b) Saber que as coisas talvez não sejam feitas da maneira que queremos.
A segunda coisa é que depois de sair das águas a visão de Ezequiel mudou.
E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do ribeiro. E, tornando eu, eis que à margem do ribeiro havia uma grande abundância de árvores, de uma e de outra banda. Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas.”
Voce foi  chamado por Deus para ser um canal de cura para as nações.
Deus quer curar voce para te usar.
Curar oque?
Suas emoções que se abalam facilmente.
Seu casamento que é a base para o seu sucesso no ministerio e tudo mais.
Sua saúde para Deus poder ter usar mais em sua obra.
Seu animo que esta para baixo.
Seu espirito que esta abatido por tantas decpções ou lutas.
Sua força que esta tão pequena diante de tantas oposições.

Pastor Paulo Sergio

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COMO VENCER AS TEMPESTADES DA VIDA

ANDADO SOBRE O MAR DAS DIFICULDADES
MATEUS 14:22-32

INTRODUÇÃO: OS PROBLEMAS QUE MUITOS ENFRENTAM


         Aqui encontramos os discípulos de Jesus depois de um grande acontecimento em suas vidas.  Jesus havia feito o milagre da multiplicação, cinco mil homens além das mulheres e crianças alimentaram-se de cinco pães e dois peixes. Depois deste acontecimento maravilhoso Jesus ordena-os a pegarem o barco e ir para o outro lado do mar, na verdade um grande lago de Israel. No meio do mar eles são surpreendidos com uma tempestade, imaginem até aquele momento a conversa era sobre o grande milagre que eles tinham presenciado, mas agora a tempestade roubou todo assunto e lançou muito medo e apreensão sobre eles. Neste momento Jesus aparece andando por sobre as aguas e mostrando para eles que não precisam temer as tempestades da vida.
Nossa vida é como um barco no oceano, passamos períodos profundas alegrias, de momentos de verdadeiros marasmos, momentos que pensamos estar perdido e às vezes de grandes tempestades.
Deus quer nos ensinar a andar sobre estas dificuldades. Neste texto vamos encontrar alguns princípios para andarmos sobre as tempestades da vida.
        
JESUS SABE O QUE ESTA ACONTECENDO COM VOCÊ.
             (Mateus 14:24,25)

         O texto diz que Jesus foi ter com eles na quarta vigília da noite, que é entre as 3 horas até às 6 horas da manha. Jesus tinha ido para o monte orar no final da tarde, hora que eles pegaram o barco para atravessar o mar, a viagem não duraria tanto tempo, a largura do mar é de 13 km e 19 de comprimento, mas quando chegou a tempestade, eles foram arrastados da rota, porque o vento era contrario, parece que ficaram por horas em luta contra a tempestade, enquanto isto, Jesus orava. Eu acredito que Jesus apareceu para eles quando o dia estava para amanhecer, Jesus sabia exatamente a hora que era para socorrê-los. Ele sabe o que esta se passando na sua vida.


Ele sabe exatamente como esta sua vida e como pode de ajudar e a hora que vai de ajudar.



OS PASSOS QUE APRENDEMOS COM PEDRO PARA ANDAR POR SOBRE O MAR.


1)    OBEDIENCIA A PALAVRA  (MATEUS 14:28,29). 
·        A obediência de Pedro levou-o a andar sobre as águas.
·        Obedecer leva ao êxito (Js 1:8)
·        É melhor do que sacrifício ( 1 Sm 15:22).

2)    NÃO OLHAR PARA AS CIRCUSTANCIAS (MATEUS 14:30).
Quando Pedro olhou para as circunstancias começou afundar.  É como efeito cascata. Primeiro ele Viu a força do vento. Depois Sentiu medo.  Por ultimo Começou afundar (perdeu a fé) Mat. 17:20.
·        VER O PROBLEMA MAIOR QUE SUA FÉ.

Dois exemplos:
Primeiro, Os espias que voltaram negando a terra por causa das dificuldades, problema maior que a fé.
Segundo é Josafa que viu a uma grande multidão contra ele e pós os olhos em Deus. Fé maior do que os problemas.

·        SENTIR MEDO.
E normal sentir medo, ainda mais quando estamos no meio de uma tempestade, como não sentir medo quando você recebe um diagnostico médico que diz que você esta doente, quando seu patrão mandar te chamar em sua sala para dizer que você estar demitido, quando seu cônjuge chega para você e diz que esta te deixando. Neste momento  a melhor coisa a fazer é não tirar os olhos de Jesus.
·        DESISTIR DE LUTAR. Pedro começou afundar e quando  isto acontece a pessoa pensa em desistir. A pior coisa a fazer numa hora difícil da vida é desistir de lutar.


3)    OLHAR PARA JESUS. (MATEUS14:31). Novamente os olhos de Pedro se voltam para Jesus e ele novamente anda sobre as águas.

A)  Devemos olhar firmemente para Jesus que e o autor e consumador da fé , “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,” (Hebreus 12:2).
B)    O exemplo do povo de Israel  que no deserto tinha que olhar para Serpente estendida para ser curado.( Números 21:5-9). Eles pecaram contra Deus, rejeitando a provisão do Senhor, tiveram que humilhar-se olhando para a serpente para ser salvo. Devemos olhar para Jesus, para sermos salvos.

III –  QUANDO JESUS ESTA NO BARCO. MATEUS 14:32

        
No barco que Jesus estar também passa por tempestade, mas com ele no barco vai tudo bem, não há preocupação com tempestades. Os discípulos aprenderam a adorar a Jesus no Barco.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O PODER DO FIO ESCARLATE.

O poder do Fio Escarlate para curar feridas do passado e ter fazer parte da realeza de Cristo.
 "Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Nassom; Nassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute gerou a Obede; e Obede a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias" (Mateus 1:3-6).

Introdução:

O texto que acima diz respeito a árvore genealógica de Jesus. Nela encontramos todos os antepassados de Jesus.
Se você tivesse que fazer a sua árvore genealógica, tentaria talvez colocar as pessoas mais ilustres. Tentaria encontrar alguma pessoa de renome, algum herói nacional, alguma pessoa da realeza. Ninguém gostaria de colocar em sua árvore genealógica pessoas de má reputação ou de origem vergonhosa.
Os judeus, especialmente os fariseus, tinham uma oração muito curiosa assim:
“Senhor, agradeço porque não nasci escravo, nem gentil e nem mulher.”
Um judeu nunca colocaria na sua árvore genealógica o nome de uma mulher. Muito menos se esta tivesse má reputação. Mas na genealogia de Cristo, são mencionadas quatro mulheres. Tamar é a primeira, Raabe a segunda e Rute, a terceira. O nome da quarta não é mencionado, mas se fala de Davi, que teve um filho chamado Salomão, que nasceu da que fora mulher de Urias. Bate-seba era o nome da esposa de Urias.
A historia da vida destas quatro mulheres mostra para nós o poder de Deus para curar feridas do passado.

1.     A PRIMEIRA É TAMAR.

A história da primeira, Tamar, está no capítulo 38 do livro de Gênesis. Tamar era nora de Judá, um dos filhos de Jacó. Ela se casou com o filho mais velho de Judá chamado Er, um homem que não temia a Deus. Andava pelos seus próprios caminhos e morreu cedo, deixando Tamar viúva.
Naquele tempo existia uma lei em Israel: quando alguém deixava uma viúva jovem e sem filhos, o irmão devia se casar com a viúva para dar descendência ao falecido. Foi assim que Tamar se casou com Onam. Outro homem que não temia a Deus e que andando por seus próprios caminhos também morreu cedo.
Tamar ficou viúva pela segunda vez, jovem e sem filhos. E a lei civil de seu tempo dizia que ela devia se casar com o terceiro irmão. Mas o irmão era muito novo ainda. Seu nome era Selá. Então Judá prometeu a sua nora que quando Selá crescesse se cumpriria a lei. Mas Selá cresceu e Judá não o deu em casamento a Tamar. Diante disto, ela sentiu-se injustiçada, ferida e machucada. Seus direitos estavam sendo desrespeitados.
Tamar era daquele tipo de mulher que fazia valer os seus direitos e para defendê-los não media conseqüências. Um dia, disfarçou-se de prostituta, ficou na entrada da cidade e enganando seu próprio sogro, deitou-se com ele e ficou grávida.
Segundo a lei, ela devia ser condenada à morte, mas jogou na cara do sogro a grande injustiça que ele tinha cometido com ela. Judá ficou perplexo, derrotado e sem argumentos.
Tamar fizera justiça com suas próprias mãos. Foi ferida e injustiçada. Partiu para a luta e venceu, mas ficou carregando o sentimento de culpa. Fez justiça com suas próprias mãos, mas caiu na promiscuidade. Fez justiça, mas essa justiça tinha um sabor muito amargo e doloroso. Depois de vencer, descobriu que não tinha valido a pena descer tão baixo para conquistar seus direitos.
TAMAR REPRESENTA A PESSOA QUE QUANDO MACHUCADA OU INJISTIÇADA NÃO PENSA DUAS VEZES PARA VINGAR QUEM A FERIU. OU A PESSOA QUE NÃO VINGOU POR OPORTUNIDADE, MAS CARREGA NO CORAÇÃO O SENTIMENTO DE VINGANÇA E ODIO.
 Um dia Tamar descobriu que não  valeu a pena ter feito justiça com minhas próprias mãos. Não compensou ter caído no pecado, tentando golpear aquele que estava sendo injusto com ela. Ela também se machucou, desceu baixo e ficou atormentada pela culpa. Seu sogro reconheceu o erro e a considerou justa, mas ela só foi sarada de sua culpa quando a criança nasceu e ela amarrou em sua mão um fio Escarlate e lhe deu o nome de Zerá (Crepúsculo - um novo amanhecer)

Quando a criança nasceu ela amarrou um Fio escarlate na sua mão (Símbolo do sangue de Jesus que purifica de todo pecado)
E Tamar voltou aos braços de Deus e sentiu o beijo da paz, o abraço da reconciliação. E quando Deus perdoa, ele esquece o passado. E no livro da genealogia de Cristo o nome de Tamar está escrito, porque ela não tinha mais passado, ela nasceu quando voltou para Deus.
É isso que Jesus está dizendo pra você. Não importa onde você foi; nem quão baixo você caiu; não importa o que você fez; pode ter errado, mas se você voltar, passa a fazer parte da família de Deus; seu nome integra a árvore genealógica de Jesus. Não é maravilhoso?

2.     A SEGUNDA É RAABE .


 A segunda mulher mencionada na genealogia de Jesus é Raabe, a prostituta de Jericó sua historia esta no livro de Josué capitulo dois. Lá na entrada de Jericó, Raabe vendia seu corpo por um punhado de dinheiro. Pensava que a sua grande necessidade era o dinheiro e não pensou duas vezes para vender seu corpo.
Prostituição não é somente vender o corpo por dinheiro. É também vender os princípios por vantagens; os valores por status, o respeito próprio por uma atividade duvidosa porem rendoso.

RAABE SIMOLIZA PARA NÓS A PESSOA QUE ABRE MÃO DOS PRINCIPIOS, VALORES E ATÉ RESPEITO PROPRIO PARA OBTER VANTAGENS.


A história bíblica diz que Raabe sentia-se completamente perdida. Tinha medo do futuro. Sabia que o povo de Israel estava vindo. Sabia que o Deus de Israel acompanhava seu povo, que a destruição estava chegando para Jericó. Vivia apavorada, não tinha paz. Tinha medo do futuro, da morte, da destruição, do inferno. Não podia dormir. A sua consciência a atormentava. Conseguira dinheiro, mas a que preço?
Pessoa que agi assim vive sem paz, quando chega a noite ela tem medo do futuro, tem medo de que Cristo volte a qualquer momento porque ela não está preparado? Tem medo de que a morte o surpreenda? Medo de ficar enfermo, de sofrer um acidente, Não está preparado para enfrentar a morte? De que vale o que conquistou na vida se quando chega a noite não pode dormir com a consciência tranqüila?
O que fez Raabe? Um dia, chegaram a Jericó dois homens enviados pelo povo de Deus. (Josue: 2:17-18). Raabe viu que esta era a sua oportunidade. Apesar de não passar de uma prostituta que vendia seu corpo por dinheiro, se agarrou ao único fio de esperança; o fio escarlate que foi pendurado na sua janela e que simbolizava a graça maravilhosa de Cristo. Raabe pensou: não importa como estou, nem como vivo. Talvez Deus sinta misericórdia de mim. E agarrou-se ao fio vermelho da misericórdia de Jesus. A destruição chegou. Jericó foi queimada, mas a destruição não tocou a casa de Raabe. Ela foi poupada da morte.(Josué 6:23-24).
E você sabe como são as coisas. Quando Deus perdoa, Ele esquece completamente o passado. E é por isso que Deus não teve vergonha de colocar o nome de Raabe na árvore genealógica de Jesus. Eu não estou falando da prostituta de Jericó. Ela não existe mais, estou me referindo à Raabe, à mulher perdoada, transformada pelo poder de Deus.

3.     A TERCEIRA MULHER É RUTE


A terceira mulher mencionada na árvore genealógica de Jesus é Rute. Você não poderá ver algo errado na vida de Rute, mas as suas raízes são vergonhosas. Explico: Rute foi descendente da tribo de Moabe... Sabe quem foi Moabe?  Leia Genesis 19:31-38.
Não encontramos na Bíblia que Rute tivesse feito alguma coisa errada como Raabe ou Tamar. Mas encontramos em Rute uma origem incestuosa. Ela vinha de raízes imorais. Rute era a típica pessoa que sentia vergonha de seus antepassados.
Então olhe para Rute, porque se alguém devia ter vergonha de seus antepassados, era ela. Mas um dia chegou à sua vida um homem temente a Deus. E a vida deste jovem foi a inspiração que Rute precisava para sair da vida de idolatria do povo moabita. O que ela fez? (Rute 1:1-16

RUTE REPRESENTA PARA NÓS A PESSOA QUE TOMA A DECISÃO DE SEGUIR DEUS E ACONTEÇA O QUE ACONTECER NÃO VOLTA MAIS ATRAZ.


Rute perde tudo em sua vida, ela fez uma decisão por Deus fez tudop certinho na vida espiritual mas  as coisas não deram certo para ela, mas ela não abandonou Deus na dificuldade. Ela tinha tomado uma decisão, e não voltaria mais atrás. Hoje você precisa tomar uma decisão; “aconteça o que acontecer não voltarei atrás, não abandonarei meu Deus, não sairei de sua igreja.
Existe muita gente desviada dentro da igreja, porque não tomam uma decisão seria, pensam que servir a Deus é só lua de mel, na hora que as coisas apertam pensam em pular fora.

A DECISÃO E OBEDIENCIA DE RUTE FEZ COM QUE AS COISAS MUDASSEM PARA ELA. (Rute 2,3 e 4)


Rute foi também coberta pela capa de Boaz, que significa a cobertura de Deus sobre a nossas vidas. E assim Deus esquecesse o seu passado e  a coloca na genealogia de Jesus.

4.     A QUARTA MULHER É BATESEBA. (2 SAMUEL 11)


 A última mulher que é mencionada na genealogia de Cristo é Bateseba, a mulher de Urias. Um dia, o rei começou a cobiçar Bateseba. Apesar dela ser uma mulher casada, o rei começou a aproximar-se dela e pressioná-la. Você sabe como são as coisas... Talvez, no início, Bateseba revoltou-se com a idéia de ser infiel a seu marido, mas com o tempo passou a sentir-se lisonjeada. Poucas mulheres seriam capazes de despertar a atenção do rei. ( 2 Samuel 11)

REPRESENTA A PESSOA QUE SABE QUE FEZ COISAS ERRADAS, MAS ESTA VERDADEIRAMENTE ARREPENDIDA.


Alguma vez você já foi pressionada pelo seu chefe e de repente caiu? E agora tenta se justificar dizendo: "eu não tive culpa, é que se eu não cedesse, perderia o emprego; ou não conseguiria aquela mudança de status; ou se eu não cedesse, não poderia ingressar na faculdade; não conseguiria aquela carreira". Tive que ceder porque a pressão era muito grande?

As consequências do erro.

Ficou grávida do rei e com tristeza viu como o rei mandou matar seu marido. Sofreu as conseqüências de seu erro. Sentiu-se miserável, acabada, sem perdão. Sentiu que não havia esperança para ela. Seu primeiro filho ficou doente e ela pensava: é a conseqüência de meu erro.
Há porventura em sua vida pessoas que estão sofrendo vergonha pelo seu pecado? E você não sabe aonde ir. E sua vida transformou-se numa noite que não acaba?

Davi e Beteseba se arrependem e seguram no fio de escarlate. (Salmo 51).

Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba. Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti eu pequei—somente contra ti—e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.

Ela disse a Deus: Senhor, sou a única culpada. Não necessito explicar, não necessito justificar. Só preciso ser perdoada e estou aqui. Sou uma pecadora, por favor, me perdoe.
E Deus abriu os braços e a recebeu.  Como sabemos disso. ( 2 Samuel 12:24). E amigo querido, quando Deus perdoa, Ele esquece. Nunca mais se lembra do passado. E na árvore genealógica de Cristo, Deus não tem vergonha de colocar o nome de Bateseba.
CONCLUSÃO:
Que grande amor! Enquanto as pessoas daquele tempo teriam vergonha de colocar o nome de uma mulher na sua árvore genealógica, Deus coloca quatro mulheres na família de Jesus. E não são quatro fontes de virtude. Três delas conheceram o outro lado da vida. E uma delas vivia naidolatria.
Neste momento Jesus se dirige a você e diz: "Filho, não me importa quem é você, não importa como você viveu, não me importa como você pode estar agora nem os traumas que você carrega, não importa os complexos que podem estar deturpando o seu caráter, não importa quão infeliz você se sinta, nem quão sozinho ou perdido você possa estar, não importa quão atormentado pelo complexo de culpa você viva ou quanto medo do inferno, do juízo final e da condenação você tenha. Neste momento você pode segurar o fio escarlate e entrar na genealogia de Jesus".