quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COMO VENCER AS DIFICULDADES DA VIDA

COMO VENCER AS DIFICULDADES.
Atos 27.
Introdução:
O mundo hoje estar perplexo diante de tantas catástrofes, sabemos que sempre houve na historia da humanidade ocorrências de catástrofes, mas nunca se teve tanto medo e preocupação como nestes dias. Todas as nações estão se mobilizando para minimizar os problemas que enfrentam. É tsunami, frio ou calor intenso, terremotos, maremotos, seca, chuvas intensas, doenças, epidemias tantas coisas.
Diante disto as pessoas vivem como que a qualquer momento uma tragédia vá acontecer, o medo paira no ar, levando muita gente a viver em perplexidade.
Este texto nos ajuda a vencer as dificuldade e viver acima do medo.
Paulo enfrentou uma grande tempestade no meio do oceano, num barco com poucos recursos, sem toda a tecnologia que os navios de hoje tem e o perigo de morte era eminente.
Nesta situação o Apostolo Paulo, mesmo carregando sobre si o status de criminoso, levanta-se e toma as rédeas da situação mostrando porque aquilo aconteceu e como eles escapariam do problema.

Por que este problemas, catástrofes, tragédias  acontecem?


Hoje ao ligar a nossa Tv, vamos ver muita gente perguntando por que de tantas tragédias, e certo que tem coisas que acontecem que não temos como explicar, na verdade,  muitas coisas acontecem que só vamos entender  na eternidade, para nós hoje parece não ter sentido, talvez porque só conseguimos enxergar  numa curta distancia de tempo, mas na eternidade todas as coisas estarão claras para nós. Enquanto isso, devemos aplicar os princípios que temos revelados para evitar e vencer os problemas.

PRINCIPIOS PARA  VENCER PROBLEMAS E DIFICULDADES.


1.     ESTAR FAZENDO A COISA CERTA.

“E na noite seguinte, apresentando-se lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.”  Atos 23:11
Dizendo: “Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.” Atos 27:24


Paulo estava fazendo o que Deus queria,  testemunhando de Cristo. E Deus disse a ele: “Você vai testemunhar de mim em Roma”.  Não era uma tempestade que iria impedir Paulo de ir a Roma. Se você esta fazendo o que Deus mandou, nenhuma tempestade vai ter impedir.

ü Você esta fazendo a coisa certa no seu trabalho. Então espere que você vencera esta tempestade.
ü Você esta fazendo a coisa certa no seu casamento. Então espere que você  vencera esta tempestade.
ü Você esta fazendo a coisa certa no seu ministério. Então espere que você  vencera esta tempestade.

2.     OUVIR AS VOZES CERTAS.

“E, havendo já muito que não se comia então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.”  Atos 27:21

As pessoas daquele navio não deram crédito para Paulo, Talvez por ser ele um prisioneiro, por conta disto sofreram muitos prejuízos. Quando não ouvimos as vozes certas, sofremos prejuízos e perdas em nossas vidas. Precisamos aprender a ouvir as vozes certas.

ü A voz de Deus. Quem vem através da devocional que você faz em oração e com a Palavra de Deus, do púlpito onde Deus usa seus servos para falar com você, o Espirito Santo que fala conosco quando estamos em comunhão e confissão.

ü A voz do seu líder. A Bíblia diz para obedecer nossos líderes, “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” Hebreus 13:17.


ü A voz do seu cônjuge. Deus colocou alguém do seu lado, a pessoa mais importante para você nesta vida, porque não ouvi-la. Deus vai usar seu cônjuge para falar com você.

ü A voz dos seus pais. Isto é uma questão de ordem, esta na Palavra de Deus.  Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. A voz do seu interior.”  Hebreus 6:1-3

3.     TER BOM ANIMO.

“Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.” Atos 27:22.

O desanimo e o medo é responsável por quase cem por cento dos fracassos e derrotas que as pessoas sofrem. Existe na Palavra de Deus 365, “não temais”.  E talvez um número próximo de, “tende bom ânimo”.

Veja o exemplo de Josué, ele estava por  enfrentar muitas dificuldades na trajetória, então Deus o mandou ele ter bom animo e não temer. Voce precisa ser otimista.


“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  Josué 1:6-9

Ser uma pessoa animada e ser otimista, pessoas assim este sempre atento às oportunidades em meio às dificuldades, diferente do pessimista que ver dificuldade até nas melhores oportunidades.

4.     TER CERTEZA DE TRES COISAS.


ü A CERTEZA DE PERTENCER.
“Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,” Atos 27:23.

Voce foi escolhido por Deus.


Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.” Deut. 14:2

“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” Salmo 100:3

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”  1 Pedro 2:9-10

Deus protege você como a menina dos seus olhos.


“Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.

Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,

Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.”  Deut. 32:10-12


ü A CERTEZA DE SERVIR.
 “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,” Atos 27:23.

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.”

Talvez você diga, como pode Deus escolher alguém como eu? Não sirvo para muita coisa. É por isso que Ele te escolheu.


“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Para que nenhuma carne se glorie perante ele.”  I Co 1:27-29


ü A CERTEZA DE CRER.
“Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.” Atos 27:25

Nossa confiança tem que ser como de nosso pai Abraão.


“(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,”  Romanos 4:17-20


CONCLUSÃO.

Nenhuma tempestade vai para uma pessoa que esta fazendo a coisa certa, ouvindo as vozes certas, com otimismo e certo de que pertence a Deus, serve a Deus e crer em Deus.

Pastor Paulo. Domingo, 23 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário