terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COMO VENCER AS TEMPESTADES DA VIDA

ANDADO SOBRE O MAR DAS DIFICULDADES
MATEUS 14:22-32

INTRODUÇÃO: OS PROBLEMAS QUE MUITOS ENFRENTAM


         Aqui encontramos os discípulos de Jesus depois de um grande acontecimento em suas vidas.  Jesus havia feito o milagre da multiplicação, cinco mil homens além das mulheres e crianças alimentaram-se de cinco pães e dois peixes. Depois deste acontecimento maravilhoso Jesus ordena-os a pegarem o barco e ir para o outro lado do mar, na verdade um grande lago de Israel. No meio do mar eles são surpreendidos com uma tempestade, imaginem até aquele momento a conversa era sobre o grande milagre que eles tinham presenciado, mas agora a tempestade roubou todo assunto e lançou muito medo e apreensão sobre eles. Neste momento Jesus aparece andando por sobre as aguas e mostrando para eles que não precisam temer as tempestades da vida.
Nossa vida é como um barco no oceano, passamos períodos profundas alegrias, de momentos de verdadeiros marasmos, momentos que pensamos estar perdido e às vezes de grandes tempestades.
Deus quer nos ensinar a andar sobre estas dificuldades. Neste texto vamos encontrar alguns princípios para andarmos sobre as tempestades da vida.
        
JESUS SABE O QUE ESTA ACONTECENDO COM VOCÊ.
             (Mateus 14:24,25)

         O texto diz que Jesus foi ter com eles na quarta vigília da noite, que é entre as 3 horas até às 6 horas da manha. Jesus tinha ido para o monte orar no final da tarde, hora que eles pegaram o barco para atravessar o mar, a viagem não duraria tanto tempo, a largura do mar é de 13 km e 19 de comprimento, mas quando chegou a tempestade, eles foram arrastados da rota, porque o vento era contrario, parece que ficaram por horas em luta contra a tempestade, enquanto isto, Jesus orava. Eu acredito que Jesus apareceu para eles quando o dia estava para amanhecer, Jesus sabia exatamente a hora que era para socorrê-los. Ele sabe o que esta se passando na sua vida.


Ele sabe exatamente como esta sua vida e como pode de ajudar e a hora que vai de ajudar.



OS PASSOS QUE APRENDEMOS COM PEDRO PARA ANDAR POR SOBRE O MAR.


1)    OBEDIENCIA A PALAVRA  (MATEUS 14:28,29). 
·        A obediência de Pedro levou-o a andar sobre as águas.
·        Obedecer leva ao êxito (Js 1:8)
·        É melhor do que sacrifício ( 1 Sm 15:22).

2)    NÃO OLHAR PARA AS CIRCUSTANCIAS (MATEUS 14:30).
Quando Pedro olhou para as circunstancias começou afundar.  É como efeito cascata. Primeiro ele Viu a força do vento. Depois Sentiu medo.  Por ultimo Começou afundar (perdeu a fé) Mat. 17:20.
·        VER O PROBLEMA MAIOR QUE SUA FÉ.

Dois exemplos:
Primeiro, Os espias que voltaram negando a terra por causa das dificuldades, problema maior que a fé.
Segundo é Josafa que viu a uma grande multidão contra ele e pós os olhos em Deus. Fé maior do que os problemas.

·        SENTIR MEDO.
E normal sentir medo, ainda mais quando estamos no meio de uma tempestade, como não sentir medo quando você recebe um diagnostico médico que diz que você esta doente, quando seu patrão mandar te chamar em sua sala para dizer que você estar demitido, quando seu cônjuge chega para você e diz que esta te deixando. Neste momento  a melhor coisa a fazer é não tirar os olhos de Jesus.
·        DESISTIR DE LUTAR. Pedro começou afundar e quando  isto acontece a pessoa pensa em desistir. A pior coisa a fazer numa hora difícil da vida é desistir de lutar.


3)    OLHAR PARA JESUS. (MATEUS14:31). Novamente os olhos de Pedro se voltam para Jesus e ele novamente anda sobre as águas.

A)  Devemos olhar firmemente para Jesus que e o autor e consumador da fé , “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,” (Hebreus 12:2).
B)    O exemplo do povo de Israel  que no deserto tinha que olhar para Serpente estendida para ser curado.( Números 21:5-9). Eles pecaram contra Deus, rejeitando a provisão do Senhor, tiveram que humilhar-se olhando para a serpente para ser salvo. Devemos olhar para Jesus, para sermos salvos.

III –  QUANDO JESUS ESTA NO BARCO. MATEUS 14:32

        
No barco que Jesus estar também passa por tempestade, mas com ele no barco vai tudo bem, não há preocupação com tempestades. Os discípulos aprenderam a adorar a Jesus no Barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário