segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RELACIONAMENTO QUE GERA BONS FRUTOS

RELACIONAMENTO
QUE GERA BOM FRUTO
(Ezequiel 47:1-10)

INTRODUÇÃO:
Deus esta falando sobre duas coisas aqui. A primeira é sobre  relacionamento com Ele, e a segunda é o fruto deste relacionamento. Assim como duas pessoas que se amam entram em um relacionamento profundo e através deste relacionamento geram frutos. Assim um relacionamento de Amor com Deus produz bons frutos em nossas vidas.

QUATROS NIVEIS DE RELACIONAMENTO.


ü  Águas no tornozelo – Relacionamento superficial. Sente-se bem, e refrescante, relaxa e faz por momento esquecer os problemas. Mas não passa disso, da superficialidade. Consequências de um  relacionamento assim:  torna-se monótono e logo a pessoa procura outra coisa para se sentir bem. Assim são as pessoas que entram num relacionamento superficial com Deus, elas em primeiro momento, sentem alegria, mas é uma alegria superficial e passageira, logo estão buscando outra coisa e até esquecem-se da decisão que vez no dia que ouviu a Palavra de Deus.

ü  Águas no joelho – Relacionamento de entregas seguras. Vai um pouco além do superficial, ela até arrisca em fazer alguma coisa que precisa um pouco de fé. Mas ainda quer manter-se dona da situação, controlar seu destino e saber que as coisas esta debaixo de suas rédeas. Ela sabe que não pode fazer muita coisa, nem por ela mesma. Mas tem medo de fazer uma entrega e perder o controle e ter prejuízos. Pessoas assim não gostam de submeter-se a Palavra de Deus, pois se consideram autossuficientes e só vão até onde podem voltar facilmente, nunca abandonam a velha vida e os antigos costumes.
ü  Águas no lombo- Relacionamento de entrega satisfatória, mas não total. E um bom relacionamento, mas não é o melhor. Ele traz a sensação que a pessoa esta totalmente entregue, mas existem os pés no chão que mostra que se ela decidir pode voltar. São pessoas de compromisso, que se arriscaram pouco mais, que investem no relacionamento, mas vez o outra voltam até o ponto de pé e ainda temem ir além, nunca desfrutam de uma dependência total de Deus.
ü  Águas mais fundas. Relacionamento profundo. Não adianta tentar passar para este nível de relacionamento como os pés no chão, não é possível, a única alternativa para este relacionamento é a dependência total.
Quando se chega neste nível não há medo que impeça de fazer entrega. Não que o medo não exista, mas a vontade de entregar-se e maior, a vontade de ir além e maior, a vontade de descobrir coisas mais profunda e maior. Saber que é as águas que te controlam assustam porque você nunca Sabe onde elas podem dar. Mas a confiança e maior que o medo.

Como se alcança este nível?

O primeiro passo e você entrar no rio e ter coragem para entregar-se.


A entrega de Pedro, Tiago, João e Levi (Mateus). Lucas 5:10,11,27-32.
O texto diz que eles deixaram tudo e seguiu Jesus. Poderíamos a ter dizer que eles não abandonaram muita coisa, engano nosso, tanto a pescaria como a profissão de cobrador de impostos era uma profissão muito boa para época. Mas eles quando ouviram o chamado do Mestre, não titubearam, seguiram Jesus. Foi necessário uma entrega para eles se tornarem os apóstolos de Jesus. Toda vez que você olhar para alguém realizando grandes coisas para Deus, pode ter certeza, ouve um grande nível de entrega.

O Segundo passo e ter coragem para relacionar-se com Deus.


Precisamos saber que Deus é um ser pessoal e relacional. Observamos dois pensamentos a respeito de Deus, na sociedade.

1.      Perspectiva mundana filosófica - deísmo
O deísmo é o pensamento filosófico que acredita em Deus, mas num Deus distante. Ele criou tudo, ele existe, mas está longe, ocupado, ou não pode atender a todos. Logo, o deísmo não crê num Deus relacional, porque não se pode ter um relacionamento com quem está longe e impossibilitado de se comunicar. Por conta desta filosofia as pessoas vivem, tomam suas decisões sem levar em conta a vontade de Deus para aquela situação e oque a Palavra de Deus diz a respeito sobre seu estilo de vida e suas decisões. Por isso elas quando precisam de Deus, recorrem a supostos intermediários ou em coisas ou objetos que supostamente tem poder divino.
2.      Nós cristãos somos teístas.
Para nós, Deus não apenas criou o universo, Ele está perto de nós e lhe interessa a nossa amizade. Deus é um ser pessoal e relacional. Não é uma força sem personalidade, como a energia elétrica, por exemplo, como os raios quando caem as chuvas. Deus pensa, sente, age, têm emoções, Deus é amor. É claro que Deus é perfeito e o seu caráter e atributos são imutáveis, Ele não é como nós humanos, mudando a cada dia.
Há vários exemplos de pessoas que construíram laços de amizade com Deus, e que o próprio Deus os tinha como amigos.
Moisés - “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.”  Êxodo 33:11
E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face; Dt 34:10,
Abraão – “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” Tiago 2:23  
Josué – “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Josué 1:5
Davi – “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22
Enloque – “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:24
Noé – “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” Gênesis 6: 8-9
Como construir um relacionamento sólido e íntimo com Deus?
a) buscando sua presença através do louvor, oração, leitura bíblica - MT 7:7-12
b) buscando sua presença além dos tempos formais de culto: no dia-a-dia. Falando de nossos problemas, de nossas ansiedades, de nossas alegrias...
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Filipenses 4:6

Desafio:

·         Você quer ser uma pessoa que faça diferença nesse mundo, que marque as pessoas?
·         Como é o seu relacionamento com Deus? Deísta ou Teísta?
·         Pessoal ou impessoal?.
·         Perto ou distante?
·         Amoroso ou frio?
·         Deus para você é amigo, ou apenas conhecido?
·         Deus quer ser seu amigo.

Terceiro passo é amar a Deus acima de todas as coisas.

 Precisamos saber que Deus deve ser amado não por aquilo que Ele faz, mas por aquilo que Ele É.
Um relacionamento com Deus baseado naquilo que ele FAZ é um relacionamento que pode pender para algumas decepções e equívocos.  A primeira razão é o simples fato de que nem sempre aquilo que queremos Deus quer para a nossa vida. Logo, se nos basearmos apenas nas coisas que Ele nos dá, nas bênçãos, nós vamos ter sérios problemas. Devemos amar a Deus por aquilo que Ele é. O que Ele é para nós?
Vejamos por exemplo a vida de Jó.
Jó 1:6-12. Muitos crentes atuais ficam desconcertados ao lerem sobre a história de Jó. Um homem reto, íntegro, a ponto de o próprio Deus reconhecer isso nele. E o que aconteceu na vida de Jó?
Desgraça após desgraça. Jó acaba perdendo tudo o que ele tinha; a família, os filhos, propriedades, saúde  menos a vida.Ora, se o amor de Jó a Deus estivesse baseado naquilo que Deus tinha feito por ele, apenas por isso, com certeza Jó teria abandonado o Pai. Mas, Jó tinha algo dentro de si, que via a Deus como um amigo, como seu leal amigo, e que apesar de todas as coisas que estavam acontecendo, Jó sabia que Deus tinha o melhor para ele.
Nossa tendência no relacionamento com Deus; principalmente quando precisamos de respostas imediatas, quando somos tentados ou estamos passando por uma provação; é exigir Dele uma intervenção imediata. Mas nem sempre ocorre assim. Algumas vezes, na sua soberania e perfeita vontade, Deus simplesmente nos responde um não, ou nos deixa esperando, ou às vezes nem responde na hora que queremos. Então se nosso amor estiver baseado nisso, iremos com certeza ficar magoados com Deus.
Duas coisas importantes, para amar Deus pelo que ele é...
a) Saber que não somos mais donos de nós mesmos.
b) Saber que as coisas talvez não sejam feitas da maneira que queremos.
A segunda coisa é que depois de sair das águas a visão de Ezequiel mudou.
E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do ribeiro. E, tornando eu, eis que à margem do ribeiro havia uma grande abundância de árvores, de uma e de outra banda. Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas.”
Voce foi  chamado por Deus para ser um canal de cura para as nações.
Deus quer curar voce para te usar.
Curar oque?
Suas emoções que se abalam facilmente.
Seu casamento que é a base para o seu sucesso no ministerio e tudo mais.
Sua saúde para Deus poder ter usar mais em sua obra.
Seu animo que esta para baixo.
Seu espirito que esta abatido por tantas decpções ou lutas.
Sua força que esta tão pequena diante de tantas oposições.

Pastor Paulo Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário